Atividades da Sala de Leitura

SEMANA DE 19/10 a 23/10

PROFESSORA FERNANDA LIMA


Olá, queridos alunos e familiares! Tudo bem?☺️
Vamos assistir a mais uma animação produzida por alunos da nossa escola, através do grupo AniMarx. Dessa vez, a história é baseada na obra de Marcelo Xavier, Se criança governasse o mundo. A técnica de animação utilizada na produção foi a Massinha.

https://youtu.be/UVRYTMhGEgw

Assista também a contação dessa história pelo canal Varal de Histórias.

https://youtu.be/wNMSVdu2xVI

Vamos bater uma papo! No próximo mês, teremos as Eleições municipais de 2020. Em 95 municípios, os eleitores escolherão os prefeitos e vereadores.
Imagine, que bom seria, se os governantes fizessem propostas para atender às necessidades reais dos cidadãos, com a pureza de uma criança?

Bora criar?!
Pense nas necessidades da população e complete a frase “Se criança governasse o mundo, ...”
Faça uma ilustração caprichada! Você pode montar com recortes de revistas; com massinha de modelar e fotografar a composição; com tinta guache e pincel; ou com canetinhas, giz e lápis de cor.

Se quiser mostrar o seu trabalho e nos enviar, ficaremos felizes em apreciá-lo.😊

Desejo uma ótima semana!! 
Beijinhos carinhosos, Tia Fê (Sala de Leitura).😘







Semana de 12/10 a 16/10

SALA DE LEITURA - PROFESSORA FERNANDA


Olá, queridos alunos e familiares!!
Tudo bem??
As histórias selecionadas para esta semana tratam de uma data muito especial: o Dia das Crianças.
Chame toda a família para assistir!!!

https://youtu.be/j7Mw8yMgkk4

https://youtu.be/v2sjbImajqY

Agora, vamos bater aquele papo gostoso sobre as histórias assistidas: o que acharam; que parte mais gostaram; o que chamou mais a sua atenção; e o que mais quiserem colocar.

Depois, vamos entrevistar as pessoas da casa.
Qual brincadeira da infância você mais gostava?
Qual brinquedo que mais te divertia?
Qual memória te traz mais felicidade?
Que livro ou história da infância você não esqueceu?
Qual o direito da criança você considera mais importante?

Pronto! Agora vocês podem ensinar uma brincadeira de criança para o outro e se divertirem muito!!

Boa semana para todos!! E Feliz Dia das Crianças!!!
Beijinhos, Tia Fê. (Sala de Leitura)


21/09/2020

Olá, queridos alunos e familiares!
Hoje, dia 21 de setembro, Dia da Árvore, trouxe uma história para a gente refletir.

https://youtu.be/wKkfEIMGsSQ


Pense, quantas coisas usamos no nosso cotidiano que vêm da natureza, das plantas e árvores. O próprio lápis que você usa para escrever e o papel têm origem nela.

Escolha *uma* das propostas de atividades, de acordo com seu interesse e faixa etária:
*Escreva a palavra ÁRVORE de forma bem criativa.
*Desenhe uma árvore e enfeite-a de forma criativa.
*Pesquise nomes de árvores frutíferas e liste-as. Veja quantas você consegue descobrir!
*Pesquise objetos que tem a árvore ou parte dela como matéria-prima.
*Reflita sobre o consumo consciente e pesquise as empresas que utilizam madeira de reflorestamento.
*Pesquise “árvores exóticas” e “árvores nativas do Brasil” e conheça a diversidade delas na natureza.
* Escreva uma poesia ou uma história real ou inventada em que a árvore faça parte fundamental dela.

Lembrando que as propostas são apenas sugestões. Se você assistiu ao vídeo e não quiser realizar nenhuma delas, apenas mostre para mais alguém da sua casa e depois conversem a respeito da história “A árvore generosa”.

Tenham uma ótima semana!!
Beijinhos da Tia Fê.





SEMANA DE 14/09 A 18/09





SEMANA DE 08/09 A 11/09


Olá, queridos alunos e familiares! No final desse mês, 22 de setembro, teremos o início da Primavera.
A história que escolhi pra vocês, do autor Ziraldo, vem falar um pouquinho das estações do ano, e das Flores da Primavera.

1ªatividade: Assista ao vídeo da história.
https://youtu.be/OOdF-M0gnZU

2ªatividade: Alfabetário das Flores.
Vamos criar um alfabetário das flores?! Escreva as letras do alfabeto de A a Z e preencha com os nomes das flores citadas na história.
Agora, com a ajuda das pessoas da sua casa, do dicionário e até da pesquisa na Internet, preencha as letras que restaram com outros nomes de flores.
Não esqueça de conferir a ortografia correta das palavras.
Se você quiser, pode ilustrar o seu Alfabetário das Flores, desenhando ou colando gravuras.

3ªatividade: Dobradura da Tulipa.
Separe quadradinhos de papel colorido, de revistas, de papéis de presentes, de medidas diferentes (7cm x 7cm, 10cm x 10cm, 13cm x 13cm); tesoura sem ponta; canetinhas e cola.
Assista ao vídeo que ensina a fazer a dobradura da Tulipa.
https://youtu.be/qy748t_NTIk

4ªatividade: Mensagem positiva.
Como no modelo do vídeo, escreva uma mensagem de esperança, uma  frase positiva que você deseje que chegue com a Primavera.

Escreva seu nome completo e turma nas atividades. Se desejar mostrá-las, envie para sua professora.

Um beijo carinhoso, Tia Fê.💋








SEMANA DE 24/08 A 28/08


:



__________________________________________________________



_____________________________________________________

SEMANA DE 22/06 A 26/06
________________________________________________________________________________

Atividades SL - Fogo no Céu

Olá, queridos alunos e familiares da Educação Infantil e 1ºsegmento do Ensino Fundamental!

Nossas atividades serão sobre a história Fogo no céu, de Mary França e Eliardo França.

1º - Assistir o vídeo da contação da história pela professora;

2º - Assistir a animação Fogo no céu, produzida por alunos da escola;

https://youtu.be/QPtypr_ZQQM

3º - Assistir aos vídeos que ensinam dois modelos de dobraduras de bandeirinhas.

https://youtu.be/MjYgmmH7k6I

https://youtu.be/s1f3jloh7Ng






________________________________________________________________________________

SEMANA DE 08/06 A 12/06
________________________________________________________________________________



Atividade de SL da animação Asa Branca + Folioscópio para toda a escola.

Olá, queridos alunos e familiares!

Aqui é Fernanda Lima, professora da Sala de Leitura.

Vamos assistir a uma animação da canção Asa Branca, de Luiz Gonzaga, mais uma produção dos alunos da nossa escola, através da Oficina AniMarx.


Conversem sobre o vídeo, a letra, as técnicas de movimento e cantem.
Vocês já conheciam a canção?
De qual parte vocês mais gostaram?

Agora, assistam ao vídeo onde eu ensino a fazer um brinquedo óptico chamado folioscópio, mais conhecido como dobradinha.
Se desejar mostrar seu trabalho, coloque seu nome todo e turma, envie-o para seu professor ou guarde-o para levar para a escola quando as aulas retornarem.

Beijinhos saudosos, Tia Fê.😘

Link para baixar o vídeo explicativo do folioscópio.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividades da Sala de Leitura - PARA TODA A ESCOLA - Professora Fernanda




Olá, queridos alunos e familiares!
Vamos assistir a mais uma animação produzida por alunos da nossa escola. Dessa vez, a história é baseada no livro Maria-vai-com-as-outras, da autora Sylvia Orthof. Esse livro está disponível na nossa Sala de Leitura.

https://youtu.be/wmhFudsZKs8



Após a sessão, vamos ao bate-papo!
•O que significa a expressão “Maria vai com as outras”?
•Quando a gente deve seguir ou imitar os outros? E quando a gente não deve?
•Faça perguntas sobre a história para as pessoas que assistiram com você e peça a elas que façam pra você também.

Essa animação foi muito bem produzida e recebeu muitos prêmios. Você também gostaria de participar da produção de uma animação como essa?

Vamos praticar para nos tornarmos animadores.
Assista ao vídeo onde ensino a fazer um TAUMATRÓPIO.




Se quiser mostrar o seu trabalho, envie-o a seu professor ou leve-o para a escola, quando as aulas retornarem.

Beijinhos saudosos, Tia Fê (Sala de Leitura)


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividades da Sala de Leitura - PARA TODA A ESCOLA - Professora Fernanda





Olá, queridos alunos e pais!!
Hoje trouxe a sugestão de mais uma animação realizada por alunos da nossa escola. Dessa vez, temos poeminhas do livro A arca de Noé, do autor Vinicius de Moraes.

https://youtu.be/p-Mm6q2VBr4

Após a sessão, bata um papo sobre o filme. Falem sobre o que aprenderam, o que mais gostaram, sobre os animais que apareceram e até mesmo sobre a técnica que foi utilizada para confeccionar os personagens: o recorte.
(Não há necessidade de registro escrito.)

No vídeo e imagem enviadas a seguir, sugiro como atividade a montagem de um elefante.




Você pode aproveitar pra compor um pequeno poema ou escrever uma pequena mensagem.





Se houver interesse em mostrar o seu trabalho, pode enviá-lo a seu professor ou leve-o para a escola, quando as aulas retornarem.

Se cuide! Fique em casa!
Beijinhos saudosos, Tia Fê (Sala de Leitura)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Proposta de atividade de Sala de Leitura para os alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental.

Olá, queridos alunos e familiares!
Em tempos de mudança, meu convite de hoje é assistirmos ao vídeo e refletirmos sobre as ações de cada personagem.

https://youtu.be/no-lvK_a95s

Quem Mexeu no Meu Queijo? é um livro motivacional escrito por Spencer Johnson. O livro apresenta uma parábola envolvendo quatro personagens: dois ratinhos, Sniff e Scurry, e dois "duendezinhos", Hem e Haw. (1998)








Então, com qual personagem você mais se identificou?
Como você acha que estará após a quarentena?
E como você gostaria de encontrar a sua escola?

Reflita! Se cuide! Fique em casa!

Beijos saudosos, Tia Fê (Sala de Leitura).


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sugestão de atividade de Sala de Leitura para as turmas de Educação Infantil e 1º segmento do Ensino Fundamental.

Olá, queridos pais e alunos! Espero que estejam bem!

Sou a professora Fernanda Lima (Sala de Leitura). Estou com saudades de vocês!

Vamos assistir a uma história que fala sobre sentimentos?!

https://youtu.be/5dYNbRHJ15Q

Depois de assistir ao vídeo com sua família, sugiro que vocês conversem sobre o que viram, entenderam e sentiram.

Agora, tenho uma proposta de atividade bem divertida!
Vocês vão precisar de folhas, tesoura sem ponta e materiais diversos para enfeitar e colorir.
•Pegue a folha, dobre-a ao meio, na posição vertical. Deixe a parte dobrada virada para você.
•Cada um deve escrever seu próprio nome, como souber, com letra de forma ou cursiva, na base da folha dobrada. Faça bem grande, tentando ocupar o maior espaço da folha.
•Corte a folha, contornando todo o seu nome.
•Abra a folha, deixando o nome virado para baixo.
•Agora, do lado limpo, desenhe e caracterize o Monstrinho do seu nome.
•Por último, pinte na cor que representa o sentimento que você está sentindo nesse momento, como na história.

Veja este modelinho.





Todos que quiserem da família poderão fazer. Depois podem brincar e comparar seus monstrinhos.

Se desejarem mostrar seus monstrinhos, poderão enviar para a professora da turma. Ou poderão levar para a escola quando as aulas retornarem.

Para complementar, que tal aproveitar o final de semana para assistir o filme Divertidamente em família? Dia 15/05 é o dia internacional da família!
Faça sua pipoca e boa sessão!


Lembrando que as atividades são apenas sugestões. O mais importante nesse momento é passar um tempo com a família e se cuidarem!

Muitos beijinhos e abraços carinhosos da Tia Fê. (Sala de Leitura)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividade da Sala de leitura para as turmas do 8º e 9ºanos - Professora Fernanda

Olá, queridos alunos e familiares!

http://www.releituras.com/mcolasanti_eusei.asp
Após a leitura do texto “Eu sei, mas não devia”, que tal fazer uma reflexão sobre as queixas que foram citadas? Esse texto foi escrito pela consagrada autora Marina Colasanti, em 1972. Será q ainda nos acostumamos com todas essas coisas? Que tal você colocar no papel as coisas que “Eu sei, mas não devia” de agora, de 2020? Não precisa ser um texto enorme. Pode escrever um, dois parágrafos, ou quantos quiser. Só não se acostume demais, tá?!
Beijos! Fique bem! Fique em casa! Saudades, Tia Fê. (Sala de Leitura)




---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividade da Sala de leitura para as turmas do 6º e 7ºanos - Professora Fernanda

Olá, queridos alunos e familiares!
Vamos ler um texto para reflexão “A história do burro”, de autoria desconhecida. http://www.contandohistorias.com.br/historias/2004133.php#.XrR_UCVv_YU



Eu já conhecia essa história há um bom tempo. Lembrei dela agora, por conta de tantos problemas que vêm sendo derramados em todos nós. Às vezes, nos sentimos como o burro da história, em seus diferentes momentos da narrativa. Aqui vai a minha proposta: para cada problema que você esteja enfrentando nesse momento, quero que você escreva duas coisas boas a fazer. Faça um registro bem criativo, pode ser como você preferir. Coloque seu nome todo, data e turma. Envie-nos, se quiser.
Olha o meu!






Um beijo e um queijo!
Fique bem! Fique em casa! Já já estaremos juntos!
Com carinho, Tia Fê (Sala de Leitura)


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Atividade da Sala de Leitura para as turmas de  4º e 5º anos - Professora Fernanda

Olá, queridos pais e alunos! Aqui é Fernanda Lima, professora da Sala de Leitura. Espero que todos estejam bem, em casa, se cuidando! Logo, logo estaremos juntos!
Tenho um convite a fazer: vamos assistir a uma animação feita por alunos que estudaram na nossa escola?! É um vídeo baseado no livro “Se criança governasse o mundo”, de Marcelo Xavier. Quando as aulas retornarem, peça a seu professor para pegar emprestado na nossa Sala de Leitura.
Acesse ao link e vamos lá!
https://youtu.be/UVRYTMhGEgw







O que você achou da história?
Gostaria de participar da criação de um filminho como esse?

Agora é a sua vez de criar! Faça um desenho bem caprichado e escreva o que você faria se fosse um governante nessa situação atual em que estamos vivendo.
Coloque seu nome todo, data e turma. Nos envie, se desejar.



Um beijo carinhoso, Tia Fê.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividade da Sala de Leitura para as turmas de Educação Infantil, 1º, 2º e 3º anos

Olá, queridos alunos e responsáveis das turmas de Educação Infantil, 1º, 2º e 3ºanos! Eu, professora Fernanda Lima (Sala de Leitura), estou com muitas saudades de vocês! Se cuidem e fiquem em casa, pois já já estaremos juntos em nossa escola.

Vamos assistir juntos a uma boa história? É uma Animação que foi realizada com classe de Educação Infantil, na Escola Municipal Roberto Burle Marx, em Curicica, Rio de Janeiro, em Outubro de 2016. A história é baseada nos personagens do livro "Alfabeto Assombrado", da autora Flávia Muniz.
Assista ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=krmZrPo-vUE


Após assistir ao vídeo, vamos bater um papo!

Você sentiu medo de algum personagem? Como você faz para enfrentar os seus medos?
Qual personagem que você mais gostou?
Se você fosse interpretar um desses personagens, qual você escolheria?
Essa animação foi criada por alunos da sua escola. Você gostou? Do que você mais gostou? Reconheceu algum amigo da sua escola? Qual?
Esses personagens foram tirados de uma história chamada "Alfabeto Assombrado", da autora Flávia Muniz. Esse livro tem na sua Sala de Leitura. Quando as aulas retornarem peça a professora para ler para você.




Mamãe, mostre a imagem da capa do livro e faça as perguntas.
Qual o nome da história? Aponte com o seu dedinho onde está o nome da história.
Descreva o que você observa na capa.
Leia o nome da autora e peça que a criança aponte onde está escrito.

Com a ajuda do seu responsável, você irá identificar os personagens que aparecem no vídeo de acordo com a letra que começam. Nessa lista você encontra todos os personagens que aparecem no livro. Nem todos os personagens foram representados no vídeo. Peça a criança que sinalize quais não apareceram.

A Aranha
B Bruxa
C Caveira
D Duende
E Esqueleto
F Fantasma
G Gato-preto
H Homem-invisível
I Ilha dos monstros
J Jiboia
K King Kong
L Lobisomem
M Múmia
N Nacio-fantasma
O Ogro
P Pirata
Q Quadrinhos assombrados
R Raio
S Sereia
T Trem-fantasma
U Urubu
V Vampiro
W Watts
X Xamã
Y Yeti
Z Zumbi

Mamãe, você pode registrar numa folha o alfabeto assombrado e pedir que a criança complete apenas com a primeira letra. Para a criança que já sabe escrever, peça para que ela faça a lista sozinha.
Um dicionário será muito útil nesse momento. Deixe-o disponível para consulta.
Outra sugestão de registro é caracterizar as letras.













Não esqueça de fotografar e enviar o registro da atividade com o nome completo escrito pela criança, data e turma, se desejar.

Um beijinho carinhoso, Tia Fernanda.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividade da Sala de Leitura para as turmas da Classe de Alfabetização - Professora Fernanda

Olá, queridos alunos e pais!

Vamos assistir a animação realizada por alunos da nossa escola, história baseada na obra de Mary França e Eliardo França, “Pato Gordo e Pato Magro”.

https://youtu.be/-0RnlYgfu2w

Conversa após assistir ao vídeo.
•O que você achou da história?
•Esse desenho foi criado por alunos da sua escola. Você também gostaria de criar uma animação como essa?
•Esse filme foi criado a partir de um livro. Você gosta de ler? Qual livro você mais gosta?
•Você prestou atenção? Qual o nome da história? Quais são os personagens que aparecem nela?
•O que você achou da atitude do gato?
•Por que as patas não gostaram do que os patos fizeram?
•Você sabe sobre a importância de manter uma boa alimentação. Como é a sua dieta? Você considera que se alimenta bem?

Sobre a exploração da escrita.
•Como se escreve pato?
•Quantas letras tem a palavra PATO? Quantas e quais são as vogais? Quantas e quais são as consoantes?
•Fale pausadamente a palavra PATO e acompanhe com palmas. Quantas sílabas tem a palavra PATO?
•Forme a palavra PATO usando quaisquer objetos que tenha na sua casa: palitos, canudos, brinquedos, etc.
•Qual a letra que você precisa trocar para transformar a palavra pato em seu feminino: pata?
•Pense no primeiro pedacinho da palavra PATO e reúna todos os objetos que você encontrar na sua casa que comecem com a mesma sílaba.
•Desafio: escreva, como souber, os nomes dos objetos que você encontrou.

Para registrar.
Você vai precisar de papel, tampas redondas para molde, tesoura sem ponta, cola e canetinhas.
Com círculos e semi-círculos faça um dos patos dos seguintes modelos.

https://images.app.goo.gl/2y8CPyZS4TaJfP689

https://images.app.goo.gl/uamAdyN3cY81Ewip6

Não esqueça de registrar as atividades e enviá-las, se desejar.

#fiqueemcasa #vaipassarlogo #fiquebem
Beijinhos, Tia Fernanda. (Sala de Leitura)






Nenhum comentário:

Postar um comentário