Atividades para o 9º ano - ANO:2021


POSTAGENS DE 2021


TURMAS 1901 E 1902

TEATRO - PROFESSORA MILENA





Proposta: Mímica das emoções 

Justificativa: O jogo tem como objetivo fazer com que os alunos reconheçam e expressem suas emoções através de mímicas. A atividade também fará com que os alunos identifiquem no outro as emoções diversas e trabalhem a empatia e o respeito ao próximo. Com isso estaremos desenvolvendo a imaginação criativa de maneira lúdica, sendo um dos objetivos do teatro.  

Como funciona: O professor  irá propor que os alunos se expressem através de mímicas a sensação de retorno às  aulas. Eles terão que se expressar corporalmente e os demais terão que adivinhar  qual o sentimento observado. Após a observação de todos os alunos, iremos conversar sobre a importância da empatia e do respeito ao próximo. 

No ano de 2020 muitas famílias tiveram inúmeros problemas os quais nós, professores, não pudemos  ajudar. Através do jogo teatral, tentaremos estreitar os laços e conversar sobre esses assuntos extra pedagógicos,  buscando estratégias para enfrentarmos um novo ano desafiador. 

Fonte de pesquisa: Instituto Ayrton Senna









SEMANA DE 14/12  A 18/12

Material de complementação escolar: 

MATERIA DIDÁTICO CARIOCA  FINAL

https://drive.google.com/file/d/1chB7zGOf5GfOg750k6H8oWLFnA4OMZzS/view

MATEMÁTICA - PROFESSOR ANDERSON




LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA SANDRA

Bom dia turma. O trabalho da semana é na apostila nova. Da página 24 à 29. 



SEMANA DE 07/12  A 11/12

Material de complementação escolar: 

MATERIA DIDÁTICO CARIOCA  FINAL

https://drive.google.com/file/d/1chB7zGOf5GfOg750k6H8oWLFnA4OMZzS/view



INGLÊS - PROFESSORA ALESSANDRA


9⁰ano 👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼

Hi, there!!! 

This week let's focus on reading comprehension.

Esta semana vamos focar em interpretação textual.

Text 1: Gender equality;

Text 2: Ecosystems.

Leiam e tentem responder às questões. Está beeeeeeeeem leve.

Have fun!!!❤️❤️❤️❤️





HISTÓRIA - PROFESSOR FLÁVIO


TEATRO - PROFESSORA MILENA



MATEMÁTICA - PROFESSOR ANDERSON

Exercícios de Matemática para quinta-feira: páginas 56 até 62 da apostila


CIÊNCIAS - PROFESSORA MÁRCIA


Bom dia, pessoal!!! TD bem? Vou enviar a correção anterior junto com a atividade nova. Estamos terminando com essa atividade o conteúdo de Física: TERMOLOGIA. Façam com muita calma, assistam aos vídeos com atenção pois o prazo será de 2 SEMANAS!!!

Obs: calma, mas não calma d+ pra perder o prazo, hein. 😉

Não deixem de avisar se tiverem qualquer dificuldade, terei prazer em ajudar. 
Boa semana pra vcs. 😘😘😘





LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA SANDRA

BOM DIA PESSOAL. ATIVIDADE DA SEMANA NA APOSTILA NOVA. DA PÁGINA 17 À 23. PODE FAZER NO CADERNO. QUALQUER DÚVIDA, AS RESPOSTAS ESTÃO NAS PÁGINAS 31,32 E 33.


SEMANA DE 30/11  A 04/12

Material de complementação escolar: 

MATERIA DIDÁTICO CARIOCA  FINAL

https://drive.google.com/file/d/1chB7zGOf5GfOg750k6H8oWLFnA4OMZzS/view




SEMANA DE 23/11  A 27/11

Material de complementação escolar:

MATERIA DIDÁTICO CARIOCA  FINAL

https://drive.google.com/file/d/1chB7zGOf5GfOg750k6H8oWLFnA4OMZzS/view

SEMANA DE 09/11  A 13/11

Material de complementação escolar:


https://drive.google.com/file/d/1HhfRelShYrFV2ZNi-CdCzu0CQGFk70G3/view


INGLÊS - PROFESSORA ALESSANDRA


Good morning, guys!!!

Our agenda for this week: PASSIVE VOICE - Againnnnnnn!!!

Sim, voz passiva de novoooooooo!!!

👉🏽 Vídeo explicativo sobre PASSIVE VOICE (acho que esse tá bem mais legal☺️);



👉🏽 Vídeo Tutorial gravado por mim para vcs acessarem o link para o Quizlet, um aplicativo de estudos bem legal;

👉🏽 Infográfico com o presente, passado simples e particípio de alguns verbos irregulares para estudo.






SEMANA DE 03/11  A 06/11

Material de complementação escolar:

https://drive.google.com/file/d/1gUR79_DEgci0wooLRUsy7RXJN4cf1BJP/view

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA - PROFESSOR ANDERSON







CIÊNCIAS  - PROFESSORA MARCIA

INGLÊS - PROFESSORA ALESSANDRA






















SEMANA DE 26/10  A 30/10

Material de complementação escolar:

https://drive.google.com/file/d/1mNiyRtMmE0XEyw8aMBa-36MgxJzM23Av/view

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA - PROFESSOR ANDERSON

Queridos, as listas de Matemática estão sendo um preparatório para essas provas de bolsa em escolas privadas, mesmo que vcs não consigam fazer uma ou outra, é importante, com a ajuda do gabarito que estou mandando semanalmente, que vc refaçam, recopiem, e que cada questão se consolide na mente de vcs, poucos alunos me procuram para tirar uma possível dúvida, não esqueçam de refazer cada lista, elas são importantes para a aprovação. É hora daquele esforço pensando no futuro de vcs.

Lista de Revisão 4, com indicação de duas  videoaulas para ajudar com sistemas do 1 e  2 graus.

https://www.youtube.com/watch?v=9L4h7W6-_8E

https://www.youtube.com/watch?v=gYa-1rXiZdQ





GABARITO DO RESUMO 3










HISTÓRIA - PROFESSOR FLÁVIO




SEMANA DE 19/10  A  23/10

Material de complementação escolar:

https://drive.google.com/file/d/1SxMiw2S-WHK9zLxob8UOf6Ke_i0o_bOs/view

MATEMÁTICA - PROFESSOR ANDERSON

FOLHA DE RESUMO 2


GABARITO 




FOLHA DE RESUMO 3 - REVISÃO 




HISTÓRIA -  PROFESSOR FLÁVIO

ARTES - PROFESSORA MILENA



SEMANA DE 13/10  A 16/10

Material de complementação escolar:

https://drive.google.com/file/d/1FE_JpkFlI5vP0bwmh3dZhl_jVYWlVl7t/view



ATIVIDADES DE MATEMÁTICA - PROFESSOR ANDERSON







GABARITOS DE MATAEMÁTICA






 Gabarito dos exercícios de Matemática
Confiram com o de vcs, corrijam e alguma dúvida pontual podem me procurar. À partir de amanhã, irei começar a revisar os conteúdos desde o início para treinarmos para os concursos.

CIÊNCIAS - PROFESSORA MARCIA
GEOGRAFIA - PROFESSOR CESAR


















SEMANA DE 05/10  A 09/10

Material de complementação escolar:

https://drive.google.com/file/d/1a2H-rsAkwSe9NDp42gLx2L8fnE-E4wxP/view

MATEMÁTICA - PROFESSORA HELENA

Olá queridos do nono ano!
Boa tarde!
Atividade de Matemática:

POLÍGONOS 

1) Estudar a base teórica das páginas 239 e 240.

2) Fazer os exercícios de 1 a 6 da página 241.

Enviar os exercícios resolvidos até QUARTA-FEIRA: dia 07/10

LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA  SANDRA





HISTÓRIA - PROFESSOR FLÁVIO





















SEMANA DE 28/09 A 02/10

Material de complementação escolar:

https://drive.google.com/file/d/1TJ_XBWkzgMjO-VER6nmN1NbcihnBjI8Y/view



MATEMÁTICA - PROFESSORA HELENA

Olá alunos!
Seguem as atividades da semana!
1) Gabarito dos exercícios da semana passada (de 1 a 22)

2) Base teórica de :
• área do triângulo 
• área do trapézio 
• área do losango 

3) Exercícios propostos :
•Exercícios sobre área do triângulo, de 1 a 11, para quarta-feira, dia 30/09.

•Exercícios sobre área do trapézio ( de 1 a 5 ) e área do losango  ( de 1 a 7 ), para sexta-feira, dia 02/10.

QUALQUER DÚVIDA ME CHAMEM NO PRIVADO!
Beijos 😘

GABARITO: ÁREAS (1 a 22)












ÁREAS: TRIÂNGULO, TRAPÉZIO E LOSANGO









LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA  SANDRA















HISTÓRIA - PROFESSOR FLÁVIO

ARTES - PROFESSORA MILENA



INGLÊS - PROFESSORA ALESSANDRA

Good morning, guys!!!

Agenda for this week!!!

PHRASAL VERBS + KAHOOT!!!

👉🏽Watch the 2 videos about Phrasal Verbs;

Video 1: Phrasal Verbs, o segredo revelado;

Video 2: 10 Phrasal Verbs que você precisa saber em Inglês;

👉🏽Play Kahoot!!!
Para jogar Kahoot vocês PODEM (opcional) instalar o aplicativo no celular ou colar o link no navegador do seu celular ou lap top.

Vocês também podem utilizar o PIN, tanto no aplicativo ou no computador.

Digite KAHOOT na busca do Google e clique em "Play kahoot! - Enter game PIN here!

Depois, coloque o PIN e divirta-se.

Seu 'nickname' será pedido. Por favor, não coloquem apelidos. Coloquem o nome de vocês.

Hope you like it!!!

❤️❤️❤️❤️❤️❤️

Links:

 


Link para Kahoot:



SEMANA DE 21/09 A 25/09

Material de complementação escolar:

https://drive.google.com/file/d/1hUVNjODFo100TZ1b6vhi55xeGmX9ujwg/view

MATEMÁTICA - PROFESSORA HELENA
Olá alunos do nono ano!


Seguem as atividades de Matemática da semana!
Vamos estudar as Áreas das figuras geométricas planas.

1) Base Teórica do estudo da Área das figuras:

* RETÂNGULO
* QUADRADO
* PARALELOGRAMO

2) Fazer os exercícios propostos de 1 a 22.








3) As videoaulas para apoio estão nos grupos de WhatsApp


4) Segue Gabarito dos exercícios de Diagonal do Quadrado e Altura do Triângulo Equilátero.












GEOGRAFIQA-PROFESSOR CÉSAR

VIDEOAULAS  publicadas nos grupos de WhatsApp


INGLÊS - PROFESSORA ALESSANDRA






HISTÓRIA - PROFESSOR FLÁVIO

GABARITO DA ATIVIDADE 12/ATIVIDADE 13




SEMANA DE 14/09 A 18/09

Material de complementação escolar:

https://drive.google.com/file/d/144pr_kti5upHJX69bNsKLu_aeE_C2mrh/view

MATEMÁTICA - PROFESSORA HELENA
Olá alunos do nono ano!
Seguem dois assuntos importantes de Geometria Plana:

1)Diagonal do Quadrado.

2)Altura do Triângulo Equilátero.

Estou enviando três vídeos.
Assistam com atenção, estudem também a base teórica do livro, páginas 186 e 187.

3) Fazer os exercícios de 1 a 10 da página 187.

4) Exemplos de outro livro e exercícios propostos.

5) Enviem fotos até dia 18/09.

Estou à disposição para tirar todas as dúvidas no privado!
Beijos 😘


GABARITOS

Segue também o gabarito dos exercícios de Razões Trigonométricas.👇

Sugestão: Façam primeiro a correção dos exercícios de razões trigonométricas. Tirem todas as dúvidas e depois estudem as novas propostas da semana!
Esses assuntos são todos muito importantes para o Ensino Médio.











ARTES - PROFESSORA MILENA





SEMANA DE 08/09 A 11/09

Material de complementação escolar:

https://drive.google.com/file/d/1OF-6pMCQpr-ZDTiMkiUSIR5nVe9958Zs/view



CIÊNCIAS -  PROFESSORA MARCIA




















INGLÊS - PROFESSORA ALESSANDRA




SEMANA DE 31/08 A 04/09

Material de complementação escolar:




ARTES - PROFESSORA MILENA






INGLÊS - PROFESSORA ALESSANDRA
Segue gabarito das atividades de Inglês postadas na semana de 24 a 28 de Agosto.










SEMANA DE 24/08 A 28/08

Material de complementação escolar:



CIÊNCIAS -  PROFESSORA MARCIA









ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

Olá alunos queridos do nono ano!
Atividades de Matemática!
1) Resolução de problemas:
Páginas 118 e 119 do livro.
2) Resolver as atividades de 1 a 9, da página 120.
3) Exercícios de 1 a 10, páginas 141 e 142 da apostila.


ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA SANDRA

BOM DIA PESSOAL! Estou enviando uma matéria nova. Eu sei que ela é  extensa, mas costuma cair nos concursos. No final, têm  uns exercícios para entregar até quinta-feira.  Bjs


















________________________________________________________







SEMANA DE 17/08 A 21/08

Material de complementação escolar:

______________________________________________________________________

HISTÓRIA – PROFESSOR FLÁVIO / Turmas 1901 e 1902

 

Prezados alunos, retomando as nossas atividades vamos utilizar o livro, capítulos 8 e 9, realizando os exercícios referentes aos mesmos até o dia 25/08/20, quando enviarei os gabaritos.

Até breve.


TEATRO - PROFESSORA MILENA



CIÊNCIAS -  PROFESSORA MARCIA

INGLÊS - PROFESSORA ALESSANDRA









_____________________________________________________________________

SEMANA DE 10/08 A 14/08
__________________________________________________________________________

Material de complementação escolar:

______________________________________________________________________
MATEMÁTICA

Olá alunos das turmas 1901 e 1902, bom dia!
Segue lista de exercícios :
Mandar fotos dos exercícios resolvidos até sexta-feira, dia 15/08/2020.
Qualquer dúvida, atendo no privado.
Segue também o gabarito dos exercícios da apostila.








 

________________________________________________________________________


CIÊNCIAS

 Bom dia, pessoinhas! 
Meu PC decidiu q vcs merecem uma folga esta semana e não tô conseguindo acessar a correção e a atividade da semana q já estavam prontas. Fica combinado o seguinte: se já estiver consertado até 4a feira eu envio a atividade da semana p vcs junto c a correção. Caso contrário, vai ficar corrido p vcs fazerem os exercícios, então vou deixar pra próxima semana e envio p vcs só a correção da semana passada. Bjos e ótima semana p vcs. 😘
PS: até eu enviar a correção, os trabalhos q ainda n foram enviados podem ser entregues. Muitos alunos ainda não fizeram e dessa vez n vale a desculpa de que a matéria é difícil, hein.
Fica a dica. 😉





SEMANA DE 03/08 A 07/08
__________________________________________________________________________

Material de complementação escolar:
______________________________________________________________________


EDUCAÇÃO FÍSICA - 1901 E 1902 - PROFESSORA THEREZA

A atividade está disponível nos grupos de WhatsApp

________________________________________________________________________

MATEMÁTICA - 1901 E 1902 - PROFESSORA HELENA

Olá alunos das turmas 1901 e 1902:
Segue o planejamento da semana.
1) Assunto: Relações Métricas no Triângulo Retângulo
2) Assistir à vídeo aula
3) Apostila SME- páginas de 108 a 111.
Completar a base teórica  das páginas 109 e 110. Observem atentamente os exemplos e façam os exercícios da página 111.
MANDAR FOTO dos exercícios resolvidos da página 111,  até quarta-feira ( 05/08)
4) Livro de Matemática: A base teórica de relações métricas está da página 179 a 182. Leiam  e observem os exemplos.
5) Teorema de Pitágoras - Apostila SME, da página 112 a 114.
Livro: páginas 183 e 184
Observem os exemplos e aplicação e façam os exercícios da Apostila SME de 1 a 6, páginas 113 e 114.
MANDAR FOTO dos exercícios resolvidos das páginas 113 e 114, até sexta-feira!
Qualquer dúvida me chamem no privado que podemos conversar e esclarecer qualquer problema!
Bom estudo!




_______________________________________________________________

CIÊNCIAS - 1901 E 1902 - PROFESSORA MARCIA



________________________________________________________________________



LÍNGUA PORTUGUESA - 1901 E 1902 - PROFESSORA SANDRA

BOM DIA turmas! Espero que tenham descansado e que todos estejam bem. Estou enviando a matéria da semana, com vídeo e exercícios para entregar até quinta-feira.  Só as respostas. Bjs.






________________________________________________________________________

TEATRO - 1901 E 1902 - PROFESSORA MILENA



____________________________________________________________________

HISTÓRIA - 1901 E 1902 - PROFESSOR FLAVIO

História / Turmas 1901-1902 / Segue o gabarito das atividades (297-304). Após o recesso restabeleceremos o nosso contato. Um abraço.

Pág. 298- O caráter antidemocrático, o antiliberalismo, o Estado autoritário, e a figura do líder carismático incontestável.

299- A idéia de aniquilação das minorias que “ameaçariam” a nacionalidade e a “pureza racial”. Questões relativas ao racismo e a xenofobia ainda são freqüentes na atualidade.

302- 1) A devastação vivida pela Europa após a Primeira Guerra Mundial, trouxe uma grave crise sócio-econômica e instabilidade política, abrindo caminho para o surgimento do nazi-fascismo e a preparação de um novo conflito mundial.

2) Socialistas/Comunistas, judeus, ciganos.

3) Eliminação de todos os opositores, ocorrendo perseguições, prisões, torturas e mortes.

304- Vale uma reflexão sobre a pobreza, as condições precárias de sobrevivência de boa parcela da população mundial, a violência policial, guerras civis e inúmeros governos autoritários existentes mundo afora.


_________________________________________
INGLÊS - PROFESSORA ALESSANDRA


LINKS  DOS VÍDEOS 

https://youtu.be/wgc8gQi0nyg

https://youtu.be/YEwcIsTKBU4

https://youtu.be/71u-NoY4Ag8
____________________

SEMANA DE 13/07 A 17/07
__________________________________________________________________________

Material de complementação escolar:
______________________________________________________________________

HISTÓRIA - 1901 E 1902 - PROFESSOR FLAVIO

Atividades de História – Turmas 1901-1902 / Fazer as atividades propostas (297 até 304), para o dia 15/07/20. Segue o gabarito das atividades (290 até 296).

291- O trabalho deve proporcionar realização, satisfação e progresso pessoal. Por outro lado, percebemos que nem sempre as condições de vida e trabalho são satisfatórias, sendo importante a vigilância e a organização dos trabalhadores por condições mínimas (segurança, higiene, salário) que garantam uma sobrevivência digna.

292- Infelizmente ainda observamos uma visão racista, preconceituosa de superioridade racial pelo mundo. A visão de uma elite branca sobre os povos inferiores colonizados (negros, indígenas), vivendo em exclusão social.

294- 1) Uma família branca, possivelmente de classe média desfrutando do seu automóvel, vivendo o sonho americano de uma vida confortável.

2) Uma fila composta de pessoas negras, provavelmente pobres, esperando por donativos da Cruz Vermelha. Observem a contradição social, racial e econômica.

3) Resposta pessoal, vale a sua observação, os relatos de vizinhos, parentes e amigos.

296- 1) A perda da mulher e dos filhos, ocasionado pelo desemprego e a fome.

2) As crianças passando fome. A necessidade de obter um mínimo de alimentos excluía seu desejo por um salário.

3) Uma crise de superprodução, onde o mercado interno era incapaz de consumir o que se produzia. Houve redução da produção, aumentando o desemprego que agravava ainda mais o consumo. Durante a fase de euforia (crescimento) havia uma corrida para aquisição de ações, mas ao final dos anos 20 com os sinais da crise, as ações despencavam de valor, cresciam o desemprego e as falências. A ligação da economia norte-americana com outros países tornou a crise mundial.


__________________________________________________________________________

SEMANA DE 06/07 A 10/07

__________________________________________________________________________

Material de complementação escolar:

______________________________________________________________________

LÍNGUA PORTUGUESA - 1901 E 1902 - PROFESSORA SANDRA

A atividade está disponível nos grupos de WhatsApp
_________________________________________________________________________

EDUCAÇÃO FÍSICA - 1901 E 1902 - PROFESSORA THEREZA

A atividade está disponível nos grupos de WhatsApp

________________________________________________________________________


TEATRO - 1901 E 1902 - PROFESSORA MILENA
________________________________________________________________________

CIÊNCIAS - 1901 E 1902 - PROFESSORA MARCIA





____________________________________________________________________

HISTÓRIA - 1901 E 1902 - PROFESSOR FLAVIO

História / Turmas 1901-1902. Para 08/07 realizar as atividades entre as páginas 290 e 296. Segue o gabarito das atividades entre as páginas 285 e 290.

285- 1) Economia de base agrícola, sofria bastante com os invernos rigorosos.

2) Observamos a seca que dificulta a vida no sertão do nordeste brasileiro. Em algumas áreas são anos sem chuvas regulares, afetando a agricultura e a pecuária, forçando a migração de boa parte da população para outras regiões do país.

288- 1) Política- monarquia absolutista (czarismo).
Economia- predomínio da agricultura, indústria controlada por empresas estrangeiras.
Sociedade- situação de miséria e exploração de agricultores e operários.

2) Sovietes, eram comitês de representantes de trabalhadores que planejavam ações políticas.

3) A miséria enfrentada pela população, a insatisfação com o czarismo e o agravamento da crise no país ao participar da Primeira Guerra Mundial.

289- Valorização do líder político, promotor de fortalecimento militar, econômico e social da nação.

290- A(2) B(3) C(3) D(1) E(1) F(3) G(1) H(3)

__________________________________________________________________________

INGLÊS - 1901 E 1902 - PROFESSORA ALESSANDRA

Para as turmas 1901 e 1902:





________________________________________________________________________________

SEMANA DE 29/06 A 03/07

__________________________________________________________________________

Material de complementação escolar:

__________________________________________________________________________


MATEMÁTICA - 1901 E 1902 - PROFESSORA HELENA

A atividade está disponível nos grupos de WhatsApp

______________________________________________________________________

CIÊNCIAS - 1901 E 1902 - PROFESSORA MARCIA






__________________________________________________________________________

LÍNGUA PORTUGUESA - 1901 E 1902 - PROFESSORA SANDRA

(Orientações pelos grupos de WhatsApp)


Assistir novamente:

_________________________________________________________________________

INGLÊS - 1901 E 1902 - PROFESSORA ALESSANDRA








___________________________________________________________________________

HISTÓRIA - 1901 E 1902 - PROFESSOR FLAVIO



________________________________________________________________________________

SEMANA DE 22/06 A 26/06

__________________________________________________________________________

Material de complementação escolar:


___________________________________________________________________________

MATEMÁTICA - 1901 E 1902 - PROFESSORA HELENA

A atividade está disponível nos grupos de WhatsApp
___________________________________________________________________________

INGLÊS - 1901 E 1902 - PROFESSORA ALESSANDRA

A atividade está disponível nos grupos de WhatsApp
__________________________________________________________________________

EDUCAÇÃO FÍSICA - 1901 E 1902 - PROFESSORA THEREZA

A atividade está disponível nos grupos de WhatsApp

________________________________________________________________________

CIÊNCIAS - 1901 E 1902 - PROFESSORA MARCIA





__________________________________________________________________________

INGLÊS - 1901 E 1902 - PROFESSORA ALESSANDRA

Hi, there!!!

Seguem os gabaritos das atividades postadas nos grupos de whatsapp das turmas 1601, 1602, 1701, 1702, 1901 e 1902 em 29/05/2020.

Na ocasião, pedi aos alunos para me enviarem as respostas no email atividadesingles@yahoo.com

O prazo para envio já expirou.

Peço aos alunos que verifiquem as respostas e façam as correções.

Quaisquer dúvidas, só me procurar nos grupos de whatsapp.

Grata.

Alessandra Lopes.





______________________________________________________________________________

HISTÓRIA -1901 E 1902 - PROFESSOR FLAVIO

História / Turmas 1901-1902. Para o dia 24/06, façam os exercícios da apostila sobre Era Vargas (276 até 279) e a Primeira Guerra (280 até 284). Segue o gabarito do Capítulo 7.

1) Diante da crise econômica o governo suspendeu o pagamento da dívida externa. Comprou as safras de café dos fazendeiros e as queimou, eliminando os excedentes e fazendo aumentar o preço no mercado internacional. Foram decretadas as leis sociais e trabalhistas, criado o sistema público de educação básica e saúde.

2) Os integralistas tinham o fascismo europeu como referência e pretendiam instaurar um regime autoritário. Eram contra a democracia e as liberdades individuais e não aceitavam quem pensasse diferente deles. Os aliancistas defendiam o regime democrático e os direitos individuais, combatiam o fascismo. Em seu programa constava a reforma agrária e a luta contra o imperialismo.

3) O Poder Legislativo foi extinto, foram fechados o Congresso Nacional e o Senado, Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais; os partidos políticos extintos, eleições foram suspensas e os meios de comunicação censurados. Foi imposta uma nova Constituição ao país, fortalecendo o poder presidencial (ditadura).

4) As indústrias nacionais foram incentivadas com impostos menores, aumentando os impostos para os importados. O governo realizou investimentos em energia elétrica, petróleo mineração e siderurgia ( Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce, Conselho Nacional do Petróleo).

5) A cultura nacional foi valorizada, apoiada por artistas e intelectuais, deixando de ter a Europa como padrão a ser seguido. O samba, a capoeira e o carnaval foram reconhecidos como criações autênticas da cultura popular. O governo apoiou o teatro, cinema e a publicação de livros.

6) O Brasil lutou ao lado dos países democráticos (Estados Unidos, Reino Unido) contra regimes autoritários (Alemanha, Itália). Criou-se uma contradição, o governo brasileiro era uma ditadura. Com a derrota do Nazismo e do fascismo europeus, a ditadura Vargas não tinha como se manter, e em 1945, Vargas convocou eleições.

7) O líder comunista Luís Carlos Prestes, com apoio do Partido Comunista do Brasil e de amigos tenentistas, tentou derrubar o governo Vargas. Ocorreram levantes em Recife, Natal e Rio de Janeiro. O movimento fracassou, os comunistas foram presos e Prestes acabou preso.

8) Pela primeira vez os trabalhadores brasileiros tiveram acesso a direitos sociais (leis trabalhistas, saúde, educação). O governo realizou esforços para associar os direitos de cidadania aos direitos do trabalho. Criou-se a crença de que ser cidadão era ter direitos trabalhistas.

9) O integralismo era fortemente influenciado pelo fascismo europeu. Os integralistas eram contra a democracia e as liberdades individuais e intolerantes contra quem pensasse diferente deles. Defendiam um governo ditatorial e práticas autoritárias na convivência social.

10) O governo dos Estados Unidos necessitava alcançar o norte da África na luta contra os alemães. Seus aviões não tinham autonomia para atravessar o Atlântico, necessitando de bases no Nordeste brasileiro para abastecimento. Curiosidade: os aviões partiam da Flórida, faziam uma escala na Guiana Francesa e no nordeste brasileiro para abastecimento, e em seguida iam para Dakar no Senegal. Era a Ponte da Vitória. Na Base Aérea de Parnamirim (RN) , existe uma placa comemorativa sobre o acontecimento.
________________________________________________________________________________

TEATRO - 1901 E 1902 - PROFESSORA MILENA






________________________________________________________________________________

SEMANA DE 15/06 A 19/06
________________________________________________________________________________

Material de complementação escolar:


__________________________________________________________________________

MATEMÁTICA - 1901 E 1902 - PROFESSORA HELENA

Olá queridos das turmas 1901 e 1902, boa tarde!

O conteúdo dessa semana é “Racionalização de denominadores “.



1) Assistir à vídeo aula:



2) Ler a base teórica da apostila SME, página 102 e fazer o exercício.


3) Estudar as páginas 30, 31 e 32 do livro, copiar e fazer no caderno os exercícios da página 32(1, 2 e 3).



Após assistirem ao vídeo e resolverem os exercícios do livro e da apostila, resolver no caderno  os exercícios seguintes e enviar foto até sexta-feira, dia 20/06.


__________________________________________________________________________

INGLÊS - 1901 E 1902 - PROFESSORA ALESSANDRA







__________________________________________________________________________

CIÊNCIAS - 1901 E 1902 - PROFESSORA MARCIA








__________________________________________________________________________

LÍNGUA PORTUGUESA - 1901 E 1902 - PROFESSORA SANDRA

(Orientações pelos grupos de WhatsApp)








_______________________________________________________________________

INGLÊS - 1901 E 1902 - PROFESSORA ALESSANDRA





___________________________________________________________________________

HISTÓRIA -1901 E 1902 - PROFESSOR FLAVIO


Turmas 1901/1902 – História

.Façam os exercícios do Cap.7 (Governo Vargas), página 132 (1 ao 10), para o dia 18/06.

Gabarito – Fim do Império/Primeira República (Apostila)

Página: 255- Os ex-escravos continuavam sendo vistos como seres inferiores, quando chegavam às cidades realizavam trabalhos esporádicos com baixa remuneração, morando em favelas. Com a chegada da República o voto era destinado aos homens alfabetizados maiores de 21 anos, excluindo a maioria da população.

256 – O 2º parágrafo revela o desgaste do Imperador junto à opinião pública. Num momento de ebulição o Imperador é mostrado cochilando diante dos acontecimentos.

258 – 1) Poucos votavam, enquanto que a maioria da população estava excluída das decisões políticas.
2) A República foi implantada por uma elite com objetivo de defender interesses próprios. A sociedade da época era extremamente patriarcal, deixando as mulheres extremamente submissas.

263 – 1) As oligarquias mineira e paulista, a Política café com leite.
2) A Política dos Governadores (estados) em sintonia com o Coronelismo(municípios).
3) Utilizava seu poder econômico (empregos, favores) e violência através da intimidação por seus jagunços.

265 – Casebres de taipa que ainda são muito comuns pelo interior do Brasil, habitados pela população mais pobre.

268 – Pensem naqueles que foram expulsos das suas moradias com as demolições promovidas pela política de reurbanização, o “bota abaixo.”

272 – 1) Ao longo das décadas a população mais pobre foi ocupando os morros da cidade, fato ainda atual. Fica claro a perpetuação da pobreza, e falta de investimentos dos governos ao longo do tempos em moradias populares.
3) Resposta pessoal, fica a sua reflexão.

274 – 1)Saiu do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Ceara, Maranhão, Minas Gerais, Alagoas, Pernambuco, Paraíba.
2) Incentivou a população pobre, oprimida pelos latifundiários, a lutar contra o governo federal.

275 – 1) A crise cafeeira, como reflexo da crise mundial de 1929, e as acusações de fraude eleitoral na vitória do paulista Júlio Prestes.
2) É uma questão discutida pelos historiadores. A chegada de Vargas ao poder traz transformações significativas no campo econômico e social, até então não vistas na fase anterior. Observem quando estudarmos a Era Vargas. Revolução é sinônimo de transformação.

________________________________________________________________________________

SEMANA DE 08/06 A 12/06
________________________________________________________________________________

Material de complementação escolar:


_______________________________________________________________________

HISTÓRIA - 1901 E 1902 - PROFESSOR FLAVIO


Turmas 1901 e 1902 – Prezados alunos, por problemas no meu computador que teve que passar por uma reconfiguração, estive em falta com vocês. Há uma diferença entre a distribuição dos conteúdos no livro e na apostila, não estranhem. Vamos fazer uma adaptação.

Eu tinha deixado os exercícios do capítulo 4 do livro, estou mandando a correção do mesmo. Façam os exercícios da apostila até a página 275. Vai funcionar como uma revisão do capítulo 3 do livro. Na sexta-feira (12/06) vou enviar a correção.


Capítulo 4
1) A Europa estava destruída pelos combates da Primeira Guerra, além das dívidas, tendo que importar alimentos e produtos industrializados norte-americanos. Os Estados Unidos superam as nações européias e tornam-se a maior potência industrial e comercial do mundo.


2) O grande crescimento econômico e as novas invenções. A chegada da luz elétrica aos lares e inovações como os eletrodomésticos fazendo parte do cotidiano da população.


3) A partir de 1926, a especulação elevou muito o valor das ações. Os investidores desconfiados do valor das ações resolveram vender ao mesmo tempo, provocando uma grande queda em seus preços, resultando na quebra da Bolsa de Valores de Nova York, e falência de milhares de investidores.


4) Faliram indústrias, bancos e estabelecimentos comerciais. O desemprego atingiu 25% da população ativa. Os preços dos produtos agrícolas desabaram e fazendeiros endividados perderam suas terras para os bancos.


5) Os empregos levariam à retomada do consumo e da produção, restabelecendo a lucratividade das empresas. O governo investiu em obras públicas, contratando empresas que ofereciam empregos para milhões de desempregados.


6) O sistema bancário e a Bolsa de Valores foram regulamentadas pelo governo, os agricultores receberam subsídios do governo, fundação de empresas estatais, promulgação de uma legislação social e sindical beneficiando os trabalhadores, criação de imposto sobre as grandes fortunas.


7) Os operários se especializariam numa única atividade, ganhando por peça produzida. Implantou a “linha de produção” que resultou em ganho de produtividade, aumentando os lucros e barateando os automóveis que fabricava.


8) O liberalismo da época favorecia a concentração de renda e o controle monopolista de preços e salários, beneficiando os mais ricos e prejudicando os operários a agricultores que perdiam a capacidade de consumir. O resultado é uma crise de superprodução: mercadorias em excesso que não podiam ser vendidas.


9) Os gastos públicos utilizados na produção de armamentos, incentivou a produção industrial e gerou milhões de empregos, causando a superação da Grande Depressão.


10) O rio atravessava uma das regiões mais atingidas pela crise. Foram construídas represas usinas hidrelétricas, controlando inundações, preservando florestas, melhorando vias de navegação e criando áreas de recreação.

______________________________________________________________________

MATEMÁTICA - 1901 E 1902 - PROFESSORA HELENA

Atividade para visto no dia 15/06. 
Revisão de Radicais

(Orientações pelos grupos de WhatsApp)




______________________________________________________________________

INGLÊS - 1901 E 1902 - PROFESSORA ALESSANDRA

Seguem os links para duas vídeo aulas do you tube e a atividade abaixo para que copiem e façam em seus cadernos. Turmas 1901 e 1902.





_______________________________________________________________________

MATEMÁTICA - 1901 E 1902 - PROFESSORA HELENA
(Orientações pelos grupos de WhatsApp)


Planejamento de Matemática

1)Dia 08/06 - Segunda-feira
Assistir o vídeo de operações com radicais: a parte de multiplicação e divisão.

2)Estudar as páginas 27 e 28 do livro e fazer no caderno os exercícios:
De 1 a 5 - páginas 27 e 28
1 e 2 - página 29

3)Apostila SME- Estudar “Mais cálculos com Radicais “ - páginas 100 e 101 e fazer os exercícios de 1 a 6.

4)Página 103 da apostila- Porcentagem
Exercícios 1 e 2

5)Apostila/RECAPITULANDO... página 107

Se organizem para fazer aos poucos, durante a semana .
Qualquer dúvida, me chamem no privado.

Sexta feira, dia 12/06, faremos a correção.

____________________________________________________________________



EDUCAÇÃO FÍSICA - 1901 E 1902 - PROFESSORA THEREZA
(Orientações pelos grupos de WhatsApp)




















____________________________________________________________________


CIÊNCIAS - 1901 E 1902 - PROFESSORA MARCIA

(Orientações pelos grupos de WhatsApp)






________________________________________________________________________

LÍNGUA PORTUGUESA - 1901 E 1902 - PROFESSORA SANDRA

Material didático carioca - páginas 31 e 32
(Orientações pelos grupos de WhatsApp)







_____________________________________________________________________



TEATRO - 1901 E 1902 - PROFESSORA MILENA

2° segmento: Mapa mental.
Durante esses meses, trabalhamos atividades práticas relacionadas ao teatro. Solicito que copiem o mapa mental no caderno de teatro. Quando terminarem, enviem foto pelo privado para atividade de visto. ➡️ No horário escolar, com nome e turma.
(Foto em anexo)

Milena ❤🌹





---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividades de ciências - Professora Marcia





------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividades de Inglês - Professora Alessandra 
Caros alunos, favor copiar em seus cadernos, responder às questões, tirar foto e me enviar por e-mail no endereço: atividadesingles@yahoo.com

Prazo máximo de entrega: 07/05/2020.

Colocar no assunto do e-mail seu nome completo e turma.

Grata.

Alessandra Lopes




---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Material de complementação escolar - Semana de 01/06 a 05/06



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Correção das atividades de Inglês - Professora Alessandra










---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Material de complementação escolar - Semana de 25/05 a 29/05



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividades de ciências - Professora Marcia





----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividades de Língua Portuguesa - Professora Sandra


ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS

As Orações Subordinadas Adjetivas são aquelas que exercem a função sintática de adjetivo.
Geralmente, são introduzidas por pronomes relativos (que, quem, qual, quanto, onde, cujo, etc.), os quais exercem a função de adjunto adnominal do termo antecedente.
Observe as orações equivalentes abaixo:
· “Admiro alunos estudiosos” (adjetivo)
· “Admiro alunos que estudam” (oração subordinada adjetiva. Isso porque possui a função sintática de um adjetivo, que é atribuir qualidade ao nome).
Classificação das Orações Subordinadas Adjetivas
As orações subordinadas adjetivas podem ser explicativas ou restritivas.
Orações Subordinadas Adjetivas Explicativas
Separadas por vírgulas, as orações subordinadas explicativas, como o próprio nome já indica, explicam melhor ou esclarecem o termo ao qual se referem.
Exemplos:
O exame final, que estava muito difícil, deixou todos apreensivos.
· Oração Principal: O exame final deixou todos apreensivos.
· Oração Subordinada Adjetiva Explicativa: que estava muito difícil.
João, que é o mais calmo da turma, surpreendeu a todos.
· Oração Principal: João surpreendeu a todos.
· Oração Subordinada Adjetiva Explicativa: que é o mais calmo da turma. Veja também: Pronomes Relativos
Orações Subordinadas Adjetivas Restritivas
Ao contrário das orações explicativas, as orações restritivas restringem ou delimitam o significado de seu antecedente, e não são separadas por vírgulas.
Exemplos:
As pessoas que são racistas merecem ser punidas.
· Oração Principal: As pessoas merecem ser punidas.
· Oração Subordinada Adjetiva Restritiva: que são racistas.
As pessoas que não praticam esporte costumam ser mais doentes.
· Oração Principal: As pessoas costumam ser mais doentes.
· Oração Subordinada Adjetiva Restritiva: que não praticam esporte.




1. (UFPA) Há no período uma oração subordinada adjetiva:
a) Ele falou que compraria a casa. b) Não fale alto, que ela pode ouvir. c) Vamos embora, que o dia está amanhecendo. d) Em time que ganha não se mexe. e) Parece que a prova não está difícil.

2. (PUC-SP) Considere a palavra destacada neste período:
“E há poetas míopes que pensam que é o arrebol”.
Ela introduz, respectivamente, orações:
a) subordinada substantiva completiva nominal e subordinada substantiva objetiva direta. b) subordinada substantiva objetiva direta e subordinada substantiva predicativa. c) subordinada adjetiva restritiva e subordinada adjetiva explicativa. d) subordinada substantiva predicativa e subordinada substantiva objetiva direta. e) subordinada adjetiva restritiva e subordinada substantiva objetiva direta.

3. A única alternativa que possui uma oração subordinada adjetiva explicativa é:
a) ( ) Lá no porto estava um navio que apitava.
b) ( ) Gosto de ouvir os pássaros a cantar de tarde.
c) ( ) Este é o cão treinado pelo meu filho.
d) ( ) As crianças que brincam ao ar livre são mais felizes.
e) ( ) Os cães, que são animais domésticos, necessitam de muitos cuidados.
INDICAÇÃO: VÍDEO NO YOUTUBE “TRILHANTE” SOBRE ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Correção das atividades de Língua Portuguesa - Professora Sandra





-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividades de Inglês - Professora Alessandra







Seguem em anexo arquivo PDF e links para vídeos do You Tube. 
Atividades de Inglês – professora Alessandra Lopes – 9°ano.

You Tube links:




-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividades de ciências - Professora Marcia Affonso

Escola Municipal 07.16.073 Roberto Burle Marx
Professor(a): Marcia Affonso - Data: 18 / 05 / 2020

Atividades (9º ano) para o período de 18/05 a 22/05/2020:
Conteúdo:
→ Reações Químicas
→ Equações Químicas e Balanceamento de Equações Químicas

1º) Realizar a leitura e as atividades da apostila sobre reações químicas. (página 173 até 177)
Marque na apostila, se tiver dúvidas. Se sentir dificuldade assista ao vídeo 1 antes de fazer os exercícios.
2º) Leitura deste material de resumo sobre reações químicas (provavelmente ajudará a tirar possíveis duvidas do conteúdo da apostila)
3º) Realizar a atividade de balanceamento de equações (questão desafio, ao final deste texto)
Material de consulta: No livro didático há um passo a passo para fazer o balanceamento de equações da pág 52 até a pág 55. (Eu, particularmente, prefiro o passo a passo apresentado no vídeo sobre balanceamento)

Obs.: A correção das atividades será enviada na segunda-feira (25/05)


Links de vídeos:
# Canal Futura: Transformações Químicas (vídeo 1) https://www.youtube.com/watch?v=-Q1bLUfRauE (Reações Químicas – assistir após ler a apostila e antes de ler o resumo)

# Canal Mitocôndria: Reações Químicas, Equações e Balanceamento (vídeo 2) https://www.youtube.com/watch?v=O9vPOw9dvM8 (Balanceamento de Equações – assistir antes de realizar os balanceamentos da questão desafio)
ATENÇÃO!!! Assistir esse vídeo até “balanceamento” (8 min de vídeo)! A classificação dos tipos de reações químicas (simples troca, análise, etc.) será estudada em outra aula.



Reações Químicas
DEFINIÇÃO: São transformações em que substâncias se combinam (reagentes) para formar substâncias diferentes (produtos), que inicialmente não existiam. Em outras palavras, ocorrem nos fenômenos químicos.
As equações químicas são a forma de representar o que ocorre nas reações químicas: os reagentes ficam do lado esquerdo (antes da seta) e os produtos ficam do lado direito (depois da seta).

Exemplos:
· Fotossíntese 6 CO2 + 12 H2O → C6H12O6 + 6 H2O + 6 O2
Reagentes produtos
· Respiração C6H12O6 + 6 O2 → 6 CO2 + 6 H2O
Reagentes Produtos
· Neutralização HCl + NaOH → NaCl + H2O
Reagentes produtos

ATENÇÃO!!! Observe nos exemplos acima que a quantidade de átomos de cada elemento químico nos reagentes permanece a mesma nos produtos. Nesses casos dizemos que as equações químicas estão balanceadas e de acordo com a lei de conservação das massas


LEI DE CONSERVAÇÃO DAS MASSAS→ Afirma que “A massa do estado inicial (reagentes) é igual à massa do estado final (produtos)”, em palavras mais simples, “o número de átomos dos reagentes tem que ser o mesmo número de átomos presentes nos produtos”. Os átomos não podem surgir e nem desaparecer do nada!!!

Exemplo: água oxigenada → água + gás oxigênio
H2O2 H2O + O2
· Note que a equação acima não está balanceada, pois o número de átomos dos produtos (2 átomos de hidrogênio e 3 átomos de oxigênio) é diferente da quantidade de átomos do reagente (2 átomos de hidrogênio e 2 átomos de oxigênio).
· Para fazer o balanceamento das equações precisamos adicionar coeficientes antes das substâncias (números que indicam a quantidade de cada substância envolvida na reação química) : 2 H2O2 2 H2O + O2
Neste exemplo os coeficientes indicam que são necessárias 2 moléculas de H2O2 (4 átomos de hidrogênio e 4 átomos de oxigênio) para formar 2 moléculas de H2O e 1 molécula de gás oxigênio (4 átomos de hidrogênio e 4 átomos de oxigênio). Assim a equação química está balanceada (os mesmos átomos estão presentes no reagente e nos produtos).



PRINCIPAIS INDÍCIOS DA OCORRÊNCIA DE REAÇÕES QUÍMICAS:
· Liberação de gás → Ex.: comprimido efervescente na água
· Mudança de cor → Ex.: amadurecimento/apodrecimento de frutas; enferrujamento
· Luminosidade (e liberação de calor) → Ex.: Combustão (queima de materiais)



PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM NA VELOCIDADE DAS REAÇOES QUÍMICAS:
· TEMPO: em geral, quanto mais tempo os reagentes ficarem em contato, mais eles irão reagir entre si formando os produtos.

· Temperatura: quanto mais alta a temperatura, mais rápidas são as reações químicas.
Ex.: No frio da geladeira os alimentos estragam mais devagar pois as reações químicas são mais lentas.

· Superfície de contato: quanto maior a superfície de contato entre os reagentes, mais rápido acontecerão as reações químicas.
Ex: a efervescência de um comprimido picado na água será mais rápida do que de um comprimido inteiro.
Ex.: Alimentos inteiros (uma peça de carne, por exemplo) demoram mais a se deteriorar do que os mesmos alimentos picados em pequenos pedaços.

· Luz: Algumas reações químicas ocorrem mais rapidamente quando o(s) reagentes estão na presença de luz.
Ex.: fotossíntese
Ex.: água oxigenada se decompõem mais rapidamente em água e gás oxigênio quando está exposta à luz.

# Atividades:
I - Apostila pg 173 até 177 (ler o texto e realizar as atividades)

II - Questão desafio: Analise as equações químicas, indique quais estão e quais não estão balanceadas e realize o balanceamento destas.
Use a tabela periódica para identificar: Metais; Ametais; Carbono; Hidrogênio e Oxigênio! (Se não entendeu que macete é esse e por que M, A, C, H e O estão de vermelho, assista ao 2º vídeo desta aula )

a) Mg + Cl2 → MgCl2
b) Na + Cl2 → NaCl
c) Fe + O2 → Fe2O3
d) Na + O2 → Na2O
e) CaCO3 → CaO + CO2
f) Mg + HCl → MgCl2 + H2
g) Al2O3 + HCl → AlCl3 + H2O

DICA: Teste os coeficientes (números que colocamos à frente das fórmulas para indicar a quantidade de moléculas) a partir do menor (2) até encontrar aqueles que tornam a equação balanceada (quantidade de átomos nos reagentes igual à quantidade de átomos no produto).

Exemplo:

#Se a equação química NÃO estiver balanceada, a quantidade de átomos dos reagentes não é igual à dos produtos:
C6H12O6 + O2 → CO2 + H2O
Reagentes: 6 átomos de Carbono; 12 átomos de Hidrogênio; 8 átomos de Oxigênio (6 + 2)
Produtos: 1 átomo de Carbono; 2 átomos de Hidrogênio; 3 átomos de Oxigênio (2 + 1)

Como os átomos não podem surgir do nada e nem desaparecer do nada nas reações químicas (observe que parece que 5 carbonos do reagente “sumiram” no produto), precisamos realizar o balanceamento.

# Realizando o balanceamento (acrescentando os coeficientes – estão em azul)
C6H12O6 + 6 O2 → 6 CO2 + 6 H2O
Reagentes: 6 átomos de Carbono; 12 átomos de Hidrogênio; 18 átomos de Oxigênio (6 + 12)
Produtos: 6 átomos de Carbono; 12 átomos de Hidrogênio; 18 átomos de Oxigênio (12 + 6



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Material de complementação escolar - Semana de 18/05 a 22/05




--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividades de língua portuguesa - Professora Sandra



apostila páginas 28, 29 e 30


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Links dos vídeos de inglês - Professora Alessandra

Must vs Have to 👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼


MUSTN'T vs don't have to


Linking words 👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gabarito das atividades de inglês - Professora Alessandra





--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Atividade da Sala de Leitura - Professora Fernanda

Proposta para 8º e 9ºanos.
Após a leitura do texto “Eu sei, mas não devia”, que tal fazer uma reflexão sobre as queixas que foram citadas? Esse texto foi escrito pela consagrada autora Marina Colasanti, em 1972. Será q ainda nos acostumamos com todas essas coisas? Que tal você colocar no papel as coisas que “Eu sei, mas não devia” de agora, de 2020? Não precisa ser um texto enorme. Pode escrever um, dois parágrafos, ou quantos quiser. Só não se acostume demais, tá?! Beijos! Fique bem! Fique em casa! Saudades, Tia Fê. (Sala de Leitura)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividades de ciências - Professora Márcia







-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Material de complementação escolar - Semana de 04/05 a 08/05



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividades de Inglês - Professora Alessandra









---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividades de Ciências - Professora Marcia 







-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Correção das atividades de Inglês - Professora Alessandra







-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividades de Ciências - Professora Marcia






-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividade de Teatro - Professora Milena


3 ATIVIDADE DE ARTES - SEGUNDO SEGMENTO

"Uma coisa que o COVID-19 nos lembrou é que somos inegavelmente humanos, pois tempos difíceis sempre revelaram o espectro da experiência humana, boa e ruim.
É como se um espelho refletisse sobre quem realmente somos. Forte, mas ao mesmo tempo, surpreendentemente frágil. Esse período tem revelado muito mais do que nossas emoções humanas, traços e vulnerabilidades. Revelou nossa humanidade (...)
Agora temos uma tela em branco..."  
Texto retirado da Internet da Hyundai Motor Brasil

Diante do texto acima, proponho uma RELEITURA em forma de IMAGEM. Faça uma pintura, de preferência com tinta em alguma superfície rígida. Caso não tenha em casa, pode ser em folha de papel A4 ou caderno de desenho sem pauta. Utilizem todos os materiais possíveis p produção de sua obra. Use a sua imaginação e RECRIE esse novo livro... A primeira página do livro em branco será feita por VOCÊ!!! Faça a sua obra (pintura ou desenho), fotografe  e envie pelos grupos das turmas para a professora Milena.
Depois escreva uma pequena ESQUETE com 4 personagens sobre esse NOVO MUNDO que viveremos. A esquete deve ficar no caderno de Teatro. Quando voltarmos iremos ler em sala de aula... Que esse encontro seja em breve... Saudade de todos!! Bom trabalho!! 

Prazo de entrega 08/05


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Correção das atividades de Língua Portuguesa - Professora Sandra






--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividades de Inglês - Professora Alessandra


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividades de Língua Portuguesa - Professora Sandra


Turmas do 9 ano. Páginas 25, 26 e 27 da apostila



----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividades de Inglês - Professora Alessandra










--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Correção das atividades de Língua Portuguesa - Professora Sandra








-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Correção das atividades de Inglês - Professora Alessandra







--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Material de complementação escolar - SME RJ - Semana de 20/04 a 24/04





--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividade de Língua Portuguesa - 9º ano - Professora Sandra

páginas 22 e 23 da apostila



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividade de Teatro - Professora Milena



Atividade de teatro para 6 ao 9 ano 🎭

PROPOSTA: Produzir a sua máscara utilizando materiais reciclados, dê preferência ao papelão.
COMO FAZER: Recorte uma forma maior num pedaço de papelão (será o suporte). Depois recorte várias formas menores p criar o rosto (de pref. formas geométricas). Colar essas formas menores no suporte. Por último, pintar a máscara (pref. pela tinta, mas pode usar tb qq outro material de colorir)

CONTEÚDO:
 A máscara é um acessório utilizado para cobrir o rosto. É utilizada para diversos propósitos: lúdicos (como nos bailes de máscaras e no carnaval), religiosos (máscaras como proteção) e artísticos.
A máscara é possivelmente o mais simbólico elemento da linguagem cênica através de toda história do teatro.

Encaminhem os trabalhos pelos grupos de Whatsapp... se cuidem!! ❤😘





--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Correção da atividade de Língua Portuguesa - Professora Sandra









--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividades de Inglês - Professora Alessandra





--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Material de Complementação Escolar - SME RJ - Semana de 06/04 a 08/04


https://drive.google.com/file/d/1XYFOIYdhPn0iAF5DocXYT_FzcKtxwHqO/view

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividades de Língua Portuguesa - Professora Sandra

Apostila

páginas 20 e 21



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Correção das atividades de Ciências - Professora Marcia

Escola Municipal 07.16.073 Roberto Burle Marx
Professor(a): Marcia Affonso - 1o Bimestre / 2020 - Data: 06 / 04 / 2020
Correção das atividades (9º ano) para a semana de 30/03 a 03/04/2020:
→ Atividades de fixação: Modelos atômicos
1)      Vários foram os colaboradores para o modelo atômico atual, especifique o cientista responsável por cada uma das contribuições abaixo para o estudo do átomo.
I. Foi o primeiro a utilizar o termo ÁTOMO, ainda na antiguidade.  DEMÓCRITO
II. O átomo é comparado a uma bola de bilhar: uma esfera maciça, homogênea, indivisível, indestrutível e eletricamente neutra.   DALTON
III. O átomo é comparado a um pudim de passas: uma esfera carregada positivamente e elétrons de carga negativa ficam incrustados nela.    THOMSON
IV. Modelo comparado a um planetário, no qual há um núcleo carregado positivamente e ao seu redor giram elétrons com carga negativa.   RUTHERFORD
V. Os elétrons estão distribuídos na eletrosfera em níveis de energia ou camadas eletrônicas    BOHR

2)       Escreva as principais contribuições de cada um dos estudiosos abaixo para o estudo
dos átomos.
a) Bohr – Complementou o modelo atômico de Rutherford, estabelecendo que os elétrons se deslocariam na eletrosfera, organizados em diferentes níveis de energia (ou camadas eletrônicas)                  
b) Rutherford – Modelo semelhante ao sistema solar, dividindo o átomo em duas regiões: o núcleo com as cargas positivas e a eletrosfera com as cargas negativas
c) Demócrito – 1º a utilizar o termo átomo, definindo-o como a partícula básica que constitui todo tipo de matéria              
d) Thomson – primeiro a se referir à natureza elétrica da matéria (cargas positivas e negativas) – modelo “pudim de passas”         
e) Chadwick – descoberta dos nêutrons (partículas sem carga elétrica, localizadas no núcleo do átomo)               
f) Dalton – 1º a desenvolver um modelo para o átomo, embora descrevesse o átomo como uma partícula minúscula, maciça e indivisível.

3)       Esquematize um átomo representando suas duas regiões e também indicando cada partícula subatômica com sua respectiva carga elétrica
Modelo apresentado na apostila: página 157
Partículas: prótons, nêutrons e elétrons
Regiões: NÚCLEO (com prótons e nêutrons) e ELETROSFERA (com os elétrons)

4)      
Indique que pesquisadores foram os responsáveis por cada modelo atômico representado nas imagens
1 ) Modelo atômico de Dalton                      2) Modelo atômico de Thomson

5)      I- O átomo não é indivisível e a matéria possui propriedades elétricas (1897).     THOMSON
II- O átomo é uma esfera maciça (1808).        DALTON
III- O átomo é formado por duas regiões denominadas núcleo e eletrosfera (1911).       RUTHERFORD

6)      O modelo de Rutherford propõe que o átomo seria composto por um núcleo muito pequeno e de carga elétrica POSITIVA, que seria equilibrado por ELÉTRONS, de carga elétrica NEGATIVA, que ficavam girando ao redor do núcleo, numa região periférica denominada ELETROSFERA
7)      Se compararmos os átomos com a organização do sistema solar, a que regiões do átomo corresponderiam o Sol e os planetas? Quais as partículas presentes em cada região do átomo?
SOL – núcleo – contém os prótons e os nêutrons
PLANETAS – eletrosfera – contém os elétrons                       








-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sobre a atividade de Teatro da professora Milena

Foi proposto p os alunos do 8 e  9 ano releituras de obras de Artes. Para isso, a professora Milena Victoriano enviou links de museus virtuais p os seus alunos através de grupos do Whatsapp. Os alunos precisavam pesquisar online obras de artistas consagrados e tiveram q fazer uma releitura corporal utilizando figurinos e objetos cênicos da sua casa. Para realizarem a atividade, contaram com a parceria de seus familiares. Foi uma experiência lúdica e ao mesmo tempo contextualizada, ampliando os olhares estéticos. Pesquisaram sobre obras e artistas de diversas épocas e nacionalidades e recriaram, de maneira criativa , cenas das obras pesquisadas. Essas releituras foram fotografadas em enviadas por Whatsapp para a professora Milena. Segundo a professora, o mais gratificante foi ver a interação da família nesse processo. Num momento tão difícil, conseguiram driblar o distanciamento e, c a interação da família, proporcionou aos alunos um momento de paz e alegria.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Correção das atividades de Língua Portuguesa - Professora Sandra





--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Correção das atividades de Inglês - Professora Alessandra









--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividades de Geografia - Professor César










--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Atividades de Língua Portuguesa - Professora Sandra


9 ano
Páginas 18 e 19 da apostila



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Atividades de complementação - SME RJ - Semana de 30/03 a 03/04



https://drive.google.com/file/d/1y2HIn786eCynnuIq108vRRanK1m5hPEt/view

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Atividades de complementação - SME RJ - Semana de 23 a 27/03

https://drive.google.com/file/d/1HOF6Qe5p6tl-_X97JLhbgfEwycT-cmT0/view


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividades de Ciências para as turmas 1901 e 1902 - Professora Marcia


Escola Municipal 07.16.073 Roberto Burle Marx
Professor(a): Marcia Affonso - 1o Bimestre / 2020 - Data: 23 / 03 / 2020

Atividades (9º ano) para a semana de 23/03 a 27/03/2020:
→ Conteúdo: PROPRIEDADES GERAIS E ESPECÍFICAS DA MATÉRIA
→ Apostila :  realizar as atividades das páginas 151 até 154.
→ Responder às questões de 1 a 6 abaixo com base no conteúdo da apostila ou na pesquisa sobre propriedades da matéria.
Sugestão de fonte: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/materia.php     (site: só biologia – propriedades da matéria)

Obs.: Não é necessário imprimir o material. Podem realizar as atividades no caderno de Ciências.

TRABALHO DE CIÊNCIAS: PROPRIEDADES DA MATÉRIA
1) Associe as definições abaixo com as propriedades da matéria correspondentes.
a) Dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo. __________________________
b) Possibilidade de divisão da matéria em porções menores. __________________________
c) Medida da inércia e da quantidade de matéria contida em um corpo __________________________
d) Redução do volume ocupado pela matéria sob a ação de uma força externa __________________________
e) Retorno ao volume e à forma inicial quando cessa a compressão __________________________
f) Temperatura na qual determinado material passa do estado sólido para o líquido __________________________
g) Capacidade maior ou menor de um material conduzir calor ou eletricidade __________________________
h) Tendência da matéria de conservar seu estado de repouso ou movimento __________________________
i) Característica de toda matéria de ocupar lugar no espaço __________________________
j) Resistencia que uma substância apresenta ao ser riscada por outra __________________________

2) Qual a densidade em g/cm3 de um corpo com 8Kg de massa e volume de 0,5 L?
Dado: 1L = 1000 cm3 ; 1cm3 = 1 mL



3) Sabendo que a densidade da água é de 1,0 g/cm3, a do gelo de 0,9 g/cm3, a do álcool comum de 0,8 g/cm3 e a
do mercúrio de 13,6 g/cm3, responda.
a) O gelo e o mercúrio afundam ou flutuam na água? Justifique sua resposta
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
b) O gelo e o mercúrio afundam ou flutuam no álcool? Justifique.
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________

4) A que propriedade da matéria se refere cada uma das seguintes situações:
a) Comprei 1 Kg de algodão _____________________________________
b) A fervura da água acontece a 100oC ____________________________________
c) Numa freada, os passageiros do ônibus foram jogados para a frente. ________________________________
d) O álcool é um tipo de matéria que se incendeia facilmente _______________________________
e) A capacidade de uma garrafa é de 500 mL de água ____________________________________

5) Um cão farejador conseguiu encontrar uma substância procurada. Percebeu a presença da substância
através de seu olfato. Marque o tipo de propriedade da matéria associada a esse fato? Justifique sua
resposta e indique qual propriedade está relacionada com a situação descrita.
( a ) geral                    ( b ) organoléptica                         ( c ) química                       ( d ) física
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________


6) Indique se as alternativas são verdadeiras ou falsas e corrija as falsas.
a) As propriedades gerais da matéria nos permitem distinguir uma substância da outra. ________________________
_______________________________________________________________________________________________
b) A densidade é uma propriedade que permite diferenciar uma substância da outra. _________________________
_______________________________________________________________________________________________
c) A combustibilidade é capacidade do material de conduzir ou não calor ou eletricidade _______________________
_______________________________________________________________________________________________
d) Quanto menor for a resistência de um material ao ser riscado, mais duro ele será. __________________________

_______________________________________________________________________________________________
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividades de Inglês para as turmas 1901 e 1902 - Professora Alessandra







--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

https://drive.google.com/file/d/1W-pVtirj7t-3YBWi-Q6kcHJqKgKUGMn2/view

Nenhum comentário:

Postar um comentário